quinta-feira, 17 de março de 2011

Campanha da Fraternidade 2011 – CNBB




O tema da Campanha da Fraternidade de 2011 é “Fraternidade e a Vida no Planeta” que será voltada para o meio ambiente; e o lema é “A Criação Geme Com Dores de Parto”. Dom Dimas Lara Barbosa, bispo auxiliar do arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro e secretário geral da CNBB, conta-nos que a Campanha da Fraternidade de 2011 reflete a questão ecológica, com foco, sobretudo, nas mudanças climáticas.










Oração da Campanha da Fraternidade 2011

Senhor Deus, nosso Pai e Criador.A beleza do universo revela a vossa grandeza,A sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas,E o eterno amor que tender por todos nós.
Pecadores que somos, não respeitamos a vossa obra,E o que era para ser garantia da vida está se tornando ameaça.A beleza está sendo mudada em devastação,E a morte mostra a sua presença no nosso planeta.
Que nesta quaresma nos convertamosE vejamos que a criação geme em dores de parto,Para que possa renascer segundo o vosso plano de amor,Por meio da nossa mudança de mentalidade e de atitudes.
E, assim, como Maria, que meditava a vossa Palavra e a fazia vida,Também nós, movidos pelos princípios do Evangelho,Possamos celebrar na Páscoa do vosso Filho, nosso Senhor,O ressurgimento do vosso projeto para todo o mundo.
Amém.



Hino da Campanha da Fraternidade 2011


Olha, meu povo, este planeta terra:Das criaturas todas, a mais linda!Eu a plasmei com todo amor materno,Pra ser um berço de aconchego e vida.

Nossa mãe terra, Senhor,Geme de dor noite e dia.Será de parto essa dor?Ou simplesmente agonia?!Vai depender só de nós!Vai depender só de nós!
A terra é mãe, é criatura viva;Também respira, se alimenta e sofre.É de respeito que ela mais precisa!Sem teu cuidado ela agoniza e morre.

Vê, nesta terra, os teus irmãos. São tantos...Que a fome mata e a miséria humilha.Eu sonho ver um mundo mais humano,Sem tanto lucro e muito mais partilha!

Olha as florestas: pulmão verde e forte!Sente esse ar que te entreguei tão puro...Agora, gases disseminam morte;O aquecimento queima o teu futuro.

Contempla os rios que agonizam tristes.Não te incomoda poluir assim?!Vê: tanta espécie já não mais existe!Por mais cuidado implora esse jardim!

A humanidade anseia nova terra. De dores geme toda a criação. Transforma em Páscoa as dores dessa espera,Quero essa terra em plena gestação!






Um comentário: